segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Organização dos estudos à distância: Tendências Pedagógicas.

 Segundo Almaraz(1999) ' As instituições de ensino superior a distância(contemporâneas) são resultados de muitas modificações dos sistemas criados anteriormente.Essas instituições tornaram-se de caráter público, o acesso tornou-se público e com alguns mecanismos de entrada universal adaptados a situações específicas. Ou seja, há um processo seletivo para a modalidade à distância da mesma forma que o período regular das IES[...]O papel do docente permaneceu na figura administrativa do professor, mas a função docentre dissolveu-se no sistema, que agrega outras entidades descentralizadas e figuras docentes específicas(tutores,etc.) resultando em novos centros de distribuição do poder"(...)
  "(.....)O ensino professoral desapareceu praticamente dos meios e cobrou-se maior protagonismo dos meios impressos e das novas tecnologias,oferecendo suporte adaptados à situação do aluno". Ou seja, há novas concepções de ensinar, de homem que se quer formar , e de papel do professor. O  ensino na modalidade EAD é diversificado, não linear, a temporal, onde todos estão distantes geograficamente, mas  pertos dentro do sistema. O que se espera do aluno da EAD, é que ele seja um sujeito autônomo e competente em relação à aquisição do saber. A relação professor aluno é crescente , e na forma virtual on-line, acompanhados por tutoria.
 
                                   fonte:Formação de tutores a distância-UAB-
                                                   Wilsa Ramos e Larissa Medeiros

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